Comprar ou alugar um imóvel? Qual a melhor opção?

É melhor comprar ou alugar um imóvel? Essa é uma dúvida comum para grande parte da população na hora de investir na casa própria. É preciso avaliar juros, valores e rentabilidade para conseguir tomar essa decisão que pode ser o maior investimento da sua vida.

Pensando nisso, trouxemos as principais características das duas modalidades para que você possa analisar de forma clara qual é a melhor opção.

Quando alugar é mais vantajoso?

Na hora de comprar um imóvel, é importante que você avalie o quanto você pode direcionar da sua renda para essa aquisição. Hoje os sites do maiores bancos oferecem o serviço de simulação de financiamento imobiliário. Por meio dele você consegue saber qual será o valor de entrada e das parcelas. Esse cálculo é feito com base na renda bruta da família e na data de nascimento do mais velho.

Aí é a hora de analisar: você tem essa quantia de dinheiro para a entrada? Você pode comprometer o valor das prestações que costumam ser 30% da renda informada ? Caso sua resposta seja “não”, o aluguel é a melhor opção.

Se seu objetivo for comprar um imóvel à vista, a locação também pode te ajudar a conquistá-lo. Você pode investir o valor que seria usado em uma prestação de financiamento, ou para dar a entrada, por exemplo, em uma poupança, que rende cerca de 0,6% ao mês.

No entanto, quando a prioridade é a segurança financeira, a compra do imóvel deve ser seu foco. A melhor forma, sem dúvidas, é a compra à vista, pois não haverá dívidas com bancos. Mas lembre-se que isso só é válido quando a compra do imóvel é à vista. Caso contrário, você ainda terá que arcar com as prestações, correndo o risco, inclusive, de ter seu imóvel tomado caso atrase um número pré-determinado de parcelas.

Já para os que querem sair do aluguel mas não tem o valor para pagar à vista, o financiamento imobiliário é uma opção. Melhor ainda se você se considera organizado financeiramente e sabe como cuidar do dinheiro. A vantagem do financiamento é que você pode achar o imóvel e já procurar um banco para dar entrada na documentação: o processo costuma ser rápido, com duração média de 30 dias você já estará com as chaves em mãos. E por fim, caso você queira vender seu imóvel, não é necessário que ele esteja quitado.

Como você pode ver, todas as opções possuem suas vantagens e desvantagens. O mais seguro é fazer suas contas e procurar o valor que cabe no seu bolso. Depois disso, você já pode começar a sonhar com a mudança!

Saiba mais: